Frequentou a Universidade de Michigan, onde estudou arquitetura. Quando se formou em 1927, foi premiado com um estágio no estúdio de Frank Lloyd Wright. Essa experiência o levou a trabalhar para o Museu de Arte Moderna de Nova York como designer de exposições de 1931 a 1940.
Em 1941, Charles Eames estabeleceu sua própria empresa de design com sua esposa, Ray Kaiser
. Os dois se casaram de 1936 até a morte dela em 1988; eles tiveram três filhos juntos: Alexander "Sandy" Eames (1947-2013), John Eames (1948-2008) e Lucia Eames (1950-2009).
O primeiro projeto conjunto do casal foi uma série de projetos de móveis chamada Organic Houses for Herman Miller Inc., que incluía mesas e cadeiras feitas de compensado e tiras de couro que podiam ser ajustadas manualmente ou com um kit de ferramentas fornecido com cada peça (essa ideia foi posteriormente copiado pela IKEA).
Eles também projetaram componentes para carros produzidos em massa, como assentos curvos para os automóveis de corrida e assentos de couro para as poltronas da família.
O casal criou uma linha completa de mobiliário para a Herman Miller, que incluía um sofá retangular com braços curvilíneos que se curvavam quando você sentava nele; um conjunto de vidros redondos para quarto; escadas em espiral; e mesas "Bubble"
, que pareciam pequenas bolas flutuantes. Eames também fez trabalhos para outras empresas como que se encaixavam no formato do corpo, e uma poltrona que podia ser usada como cadeira de rodas. Eames foi um dos primeiros designers a trabalhar diretamente com fabricantes para colocar os projetos em produção; suas obras foram expostas através da Herman Miller Inc., posteriormente chamada de Herman Miller Furniture Company (hoje HM Inc.), e outros estilistas importantes também começaram a fazer isso. de
A série de móveis Organic Houses foi vendida por 50 anos até que os direitos foram entregues à sua filha Lucia, que continua a vender os produtos até hoje.
Comentários
Postar um comentário