Juízes e Empresas buscam a melhor solução para o trabalho em Home Office
Em 2021, 57,5% das empresas estavam em home office no Brasil, de forma parcial ou total. Em 2022, o percentual caiu para 32,7%.
Isto pode ser um sinal que as coisas estão voltando a ser 100% presencial? Ou será que o sistema híbrido prevalecerá?
Muitas pessoas acreditam que o trabalho em casa é mais produtivo pois não há horas perdidas em deslocamento entre sua residência e seu trabalho, além da conversa com colegas e outras distrações, além de ser lucrativo para o patrão pois reduz custo de aluguel, condomínio, energia elétrica e etc,
porém em muitos casos, não se respeitam horários. Existem relatos de chamadas realizadas as 9 -10 da noite, pois alguns chefes acham que o funcionário não faz nada estando em casa.
Algumas pessoas preferem trabalhar de casa pois cumprem o horário estabelecido mas acreditam que "os chefes gostam de demonstrar poder" e para por isso querem o trabalho presencial de volta.
Na verdade as pessoas que exercem função administrativa e tem renda maior, são as que mais podem trabalhar fora da empresa enquanto aquelas pessoas que tem funções mais elementares e cujo salário é menor, precisam ser presencial.
Seja por cultura da empresa ou por chefes ou funções específicas, a pergunta é qual sistema será melhor? Afinal aquele cafezinho e a troca de experiências com os colegas de trabalho é super bem vindo mas ter que encarar 2h de ônibus para ir ao trabalho e mais duas para voltar é o que desanima.
Em qual sistema você se encaixa melhor?
Comentários
Postar um comentário