Tem muita cadeira sendo vendida com um tipo de revestimento que em pouco tempo começa a descascar sujando a roupa e o chão, sendo necessário a reforma para troca do revestimento.
- Mas que material é este ?
- Qual a diferença entre ele e os outros ?
- Qual deles é o melhor ?
Os materiais usados no revestimento de cadeiras podem variar amplamente, dependendo do estilo, do orçamento, do uso previsto e de outros fatores. Alguns dos materiais mais comuns incluem tecidos, couro, vinil, poliéster e polipropileno.
Destes, 3 tipos de revestimento são os mais comuns em cadeiras para escritório: O tecido, o couro Natural e o couro sintético.
Os tecidos são um dos materiais mais populares para o revestimento de cadeiras. Eles vêm em uma ampla variedade de padrões, cores e texturas, e são geralmente duráveis e fácil aplicação. Os tecidos mais comuns usados em cadeiras incluem lã natural ou de poliéster.
O tecido de lã é quase artesanal e dado a dificuldade de controlar o processo produtivo, pois depende das ovelhas, do clima e etc elevando o custo comparado ao tecido de poliéster que é feito de polímeros e oferece uma produção industrializada com menor custo.
Ambos trabalham com duas padronagens O Crepe e O Panamá que permitem um acabamento fino e contemporâneo.
O vinil ou couro sintético é uma alternativa popular ao couro, pois é mais acessível e fácil de limpar. No entanto, o vinil não é tão resistente quanto ao couro e pode rachar ou desbotar ao longo do tempo.
Existem dois tipos de couro sintético usados na indústria moveleira. O Couro PU e o Courvin.
O couro PU tem um toque macio e mais conforto pois se assemelha ao couro natural porém sua durabilidade pode ser considerada pequena em torno de 2 anos e isso se dá pois em seu processo fabril a aplicação o tingimento se dá a partir de uma laca sobre a malha-base. é como se fosse uma casca que com o tempo começa a rachar.
O courvin tem durabilidade maior – Por volta de 5 anos - ele tem uma aparência mais simples mas não acontece o mesmo “crackelamento” do couro PU pois no processo de tingimento a cor é espalhada como uma massa em um papel siliconado, tipo um adesivo e após ser prensado na malha de 70% PVC e 30% algodão, acaba se entremeando na malha tornando-se um único produto maleável e resistente.
A diferença entre eles está no processo de fabricação e também na composição da malha tornando um mais confortável e outro mais resistente.
O couro Natural é um material nobre utilizado em cadeiras de alta qualidade, e é conhecido por sua durabilidade e conforto. O couro é resistente a manchas e é fácil de limpar, mas requer cuidados especiais para manter sua aparência e durabilidade.
O Couro é a pele do boi que depois de curtido, tratado e tingido oferece um acabamento de 1ª.
Além desses materiais, algumas cadeiras podem ser revestidas em materiais mais exóticos, como lã, seda, camurça, veludo e até mesmo peles de animais. Esses materiais podem ser mais caros e exigidos mais cuidados especiais, mas podem criar um visual luxuoso e exclusivo para uma cadeira.
Mas afinal, QUAL É O MELHOR MATERIAL PARA FORRAR UMA CADEIRA ???
Sem dúvida, o couro Natural é o melhor com seu histórico de glamour, acabamento e durabilidade, Porém em razão do custo as pessoas preferem o tecido de poliéster ou couro sintético, mas a escolha do material de revestimento para uma cadeira dependerá de vários fatores, incluindo o uso previsto, o orçamento e etc.
Lembrando que todos os produtos mencionados aqui são para uso interno e tem sua durabilidade reduzida se expostos ao sol, por isso deve-se sempre consultar um profissional para uma orientação dos materiais disponíveis para a perfeita utilização.
No site www.mecmol.com.br você pode conferir as diferenças de padronagem tanto dos tecidos quanto do courvin e também algumas opções de cores.
Comentários
Postar um comentário